sexta-feira, 5 de maio de 2017

Grupo Rosa dos Ventos é indicado ao Prêmio Governador do Estado

Foto João Paulo Pimenta
O Grupo Rosa dos Ventos está entre os 5 finalistas indicados ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo 2017 na categoria Circo.


O Prêmio conta com a categoria voto popular, o público pode escolher o premiado votando até 26 de maio no link abaixo:


http://www.premiogovernador.com.br/2017/votacao-circo.php


O mais bacana é que estamos indicados ao lado de pessoas que admiramos muito, Ermínia Silva, Circo de Teatro Tubinho, Rodrigo Matheus e Encontro de Mulheres Palhaças, todos grandes referências para nós. Viva a ARTE!


Coisa boa!


Foto João Paulo Pimenta
Segundo a Secretaria de Estado da Cultura, o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura tem como objetivo reconhecer e homenagear pessoas, obras, grupos e instituições que se sobressaíram nos principais campos da cultura e da arte no Estado de São Paulo. Esta edição busca premiar e homenagear amplamente o setor cultural e os profissionais, grupos e instituições que desenvolveram os trabalhos mais significativos, entre janeiro a dezembro de 2016.


São ao todo dez categorias: arte para crianças, artes visuais, cinema, circo, dança, música, teatro, territórios culturais e instituições culturais, além do “Destaque Cultural do Ano”. Os coletivos e Artistas são premiados em duas categorias distintas: Júri e Voto Popular. Os vencedores da categoria Júri serão premiados com valores em dinheiro e com um troféu. Os vencedores da categoria Voto Popular serão premiados com um troféu.
Foto de Marcel Sachetti
A lista e os perfis dos finalistas estão disponíveis no site www.premiogovernador.sp.gov.br e o público pode votar em seus grupos, artistas e instituições favoritos até o dia 26 de maio. Os vencedores serão anunciados em cerimônia oficial, no Theatro São Pedro, no dia 29 de maio às 19h30.

Histórico
Criado na década de 1950, o Prêmio Governador do Estado para a Cultura foi um dos mais prestigiados e concorridos na época de seu lançamento, tanto pelo reconhecimento que oferecia aos artistas quanto pela quantia em dinheiro que destinava aos vencedores. Inicialmente dedicada apenas ao Teatro, a premiação oferecia, em 1957, 500 mil cruzeiros, atualmente equivalentes a R$ 150 mil.
Foto de Marcel Sachetti
Um dos primeiros vencedores foi o ator e diretor Sérgio Cardoso (1925-1972) – que dá nome a um dos teatros mais importantes da capital paulista –, ao lado de sua esposa, Nydia Licia (1926-2015). Nas décadas seguintes, o prêmio reconheceu grandes nomes do teatro brasileiro, tais como Fernanda Montenegro, Aracy Balabanian, Eliane Giardini, Juca de Oliveira e Stênio Garcia.

Em meados dos anos 1980, a premiação foi interrompida. Retomada pela Secretaria da Cultura do Estado em 2010, passou a agregar novas categorias – cinema, música, dança, circo, entre outras.

Em 2016, o diretor teatral Antunes Filho foi homenageado como “Destaque Cultural” pelo conjunto de sua obra.

O Rosa dos Ventos em 2016
Foto de Marcel Sachetti
Conforme o texto que se refere a nós no site do prêmio, fomos 
indicados pela nossa trajetória e um ponto de destaque é a difusão e democratização da Cultura que promovemos. Atuamos na rua, no extremo Oeste do Estado de São Paulo, viajamos por esse país continental levando nossa Arte e lutando por Políticas Públicas ao lado dos grandes parceiros da RBTR – Rede Brasileira de Teatro de Rua, MTR – Movimento de Teatro de Rua de São Paulo e FLIGSP – Fórum do interior Litoral e Grande São Paulo. Nossa Luta é pela Arte e pelos Artistas Trabalhadores da Cultura, para que as pessoas das quebradas mais distantes possam ter acesso aos bens culturais. 

Em Presidente Prudente não estamos sozinhos, temos aqui Artistas verdadeiros irmãos do Coletivo Cultural Galpão da Lua que estão juntos nessa luta.

Fomos indicados pela atuação em 2016, esse foi um ano com momentos marcantes como a estreia do nosso novo espetáculo, Super Tosco, que vem seguindo uma trilha linda com convites e seleções para importantes festivais e instituições de Arte do país.

Foto Marcel Sachetti
Os números do ano de 2016 são bonitos de ver, nos apresentamos em 39 cidades em 6 estado brasileiros, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Acre, Ceará e Paraná. Participamos de 14 Festivais de Teatro entre eles, a Mostra Lino Rojas, os Festivais Internacionais de Circo de Londrina e do Ceará, a Temporada do Chapéu de Campo Grande, o Eu Riso Encontro de Palhaços, o Festival do Palhaço de Assis, o Festival Matias em Rio Branco AC e os Festivais dos amigos do Bocaccione, do Girandolá, de Limeira e de Jaú, só coisa linda!

Ainda em 2016 circulamos por 17 cidades do Estado de São Paulo com o Projeto aprovado no ProAC Editais de Artes de Rua onde comemoramos 15 anos da estreia da nossa peça “Hoje Tem Espetáculo!!!”, apresentamos para mais de 60 mil pessoas nessa circulação, foi incrível.

Os detalhes desse projeto estão no Blog: http://hojetemespetaculo15anos.blogspot.com.br/

Vivemos muitos bons momentos em 2016 partilhando junto com os companheiros do Coletivo Cultural Galpão da Lua o Projeto do ProAC Território das Artes que levou espetáculos para 5 bairros de Presidente Prudente, além dos nossos espetáculo, recebemos dezenas de Artistas de diversas partes do Brasil que partilharam sua arte com a população de Presidente Prudente.

Fomos além, nós, Artistas do Galpão da Lua e muitos apoiadores juntos, transformamos um espaço público ocioso, um galpão da antiga FEPASA, semelhante a outros ocupados por empresas privadas em um espaço de fato público, o Galpão da Lua agora está instalado em uma ocupação no centro histórico de Presidente Prudente desenvolvendo suas atividades que rompem às paredes e atuam em diversos bairros da cidade. Esse é o nosso presente para os 100 anos de Presidente Prudente

Em 2016 apresentamos 81 vezes nossos espetáculos. Cerca de 15 mil pessoas nos assistiram,  zoamos e fomos bastante zoados por onde passamos, sobrou risada e é claro, muitas piadas sem graça, são inevitáveis... 

Seguimos na luta, viva nóis, viva tú, viva o Rabo do Tatu!

Foto de Marcel Sachetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário