terça-feira, 18 de agosto de 2015

Saltimbembe no FILO - Festival Internacional de Londrina, Quatá e Iepê

Foto de Edicey Araujo - Rio Branco AC
Semana cheia de expectativas boas, vamos nos apresentar no Festival Internacional de Londrina, em Quatá e Iepê nos próximos dias.

Saltimbembe Mambembancos é o nosso trabalho que está entre os selecionados para o FILO Festival Internacional de Londrina, um significativo festival do país. Nossa peça será encenada no próximo final de semana sábado e domingo.

Esta será a 47ª edição do FILO que conta com 35 atrações e neste ano participam grupos de Portugal, França, Argentina, Bolívia, Itália e Uruguai, e prestigiadas companhias de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará.  A mostra teve início dia 14 e segue com a programação intensa até o dia 30 de agosto.

Nos alegra muito saber que Saltimbembe foi selecionado para essa edição do Filo entre 700 projetos, imaginamos que todos de grande qualidade uma vez que são enviados de diversas partes do Brasil e de outros países. Segundo o diretor e curador da Filo Luiz Bertipalia, foram analisados 700 projetos de grupos de que se inscreveram de novembro de 2014 até fevereiro deste ano. “queríamos montar uma grade de apresentações que agradasse todo o público e com peças inéditas. Chegamos aos nomes dos grupos após dois meses de curadoria”, detalha.
Foto de Edicey Araujo - Rio Branco AC

Antes de viajar para Londrina Saltimbembe será encenado em duas cidades do Oeste Paulista, Quatá, na quinta feira (20) e Iepê na sexta feira (21). Essas apresentações vão acontecer graças ao Projeto de circulação que leva o nome do espetáculo e que conta com o apoio do ProAC e patrocínio da Cocal Energia Responsável. Essas são as primeiras apresentações de um total de 20 que estão acontecendo em 16 cidades do estado de São Paulo, são elas: Anhumas, Cândido Mota, Iepê, João Ramalho, Narandiba, Nantes, Osasco, Paraguaçu Paulista, Pirapozinho, Presidente Prudente, Quatá, Rancharia, São Paulo, Suzano, Taciba e Tarabai.

A primeira apresentação deste projeto aconteceu na última sexta feira no Galpão da Lua, sede do coletivo que o grupo Rosa dos Ventos faz parte. Cerca de 150 pessoas acompanharam a apresentação.

As informações do projeto podem ser acompanhadas no blog: http://circulacaosaltimbembe.blogspot.com.br/

Saltimbembe é um espetáculo muito querido para Rosa dos Ventos, foi o espetáculo que nos levou para as primeiras longas viagens, foi com ele que fizemos as primeiras apresentações em outros estados e em importantes festivais do país. Recebemos críticas muito significativas deste trabalho:

Trecho da crítica de Walmir Santos

"...“Saltimbembe Mambembancos”, o picadeiro é absoluto. Aqui, os palhaços nomeados Madureira, Dez pras Sete, Beterraba, Custipil de Pinoti e Nicochina vão à forra na testosterona e na seretonina, para delírio da roda e do entorno mais expandido: janelas e varandas disputadas nos edifícios do calçadão. Encaixa-se plenamente o estilo do quinteto. Sua musicalidade orgânica: Nicochina é o pulmão incidental na execução ao vivo, onomatopéias e arranjos. Seu radicalismo nas citações escatológicas, sem esmorecer um segundo da imoralidade que a plateia partilha de modo explícito ou subterrâneo. Um despudor que diz respeito à máscara do palhaço, seu estado provocador sem mesuras. É ela, ainda que borrada grosseiramente no rosto dos artistas, fiéis ao espírito roto do mambembe..."
Por VALMIR SANTOS (Jornalista e crítico convidado pela organização do 38º Fenata) 2010.
A crítica completa no: http://www.uepgcultura.com.br/html/noticias/criticas.htm

Trecho da Crítica de Evill Rebouças:

"...Tal brincadeira é tão potente que não há como diferenciar o que é ficção e o que é real, a ponto de aproximar o trabalho dos meninos ao conceito de presentificação do corpo: denominação bastante utilizada na performance para distinguir aspectos entre representação e performatividade. Isto é, no teatro, comumente, o ator representa a ficção; já na performance, geralmente, o artista prima pela não representação, pois não existem limites ou separações entre o que é ficcional e a sua vida. Se o performer tem sotaque, essa sonoridade se fará presente, independente da figura retratada na performance ser de outra região; um corte no corpo jamais será algo representado por maquiagem, mas realizado no corpo do atuante; e no caso dos meninos do Rosa dos Ventos essa potência chega à cena porque eles se desnudam enquanto cidadãos, sem negar o tempo real do acontecimento teatral e as situações que permeiam as suas criações poéticas...."
Por Evill Rebouças é dramaturgo, encenador, ator, professor de artes cênicas (convidado para escrever as Críticas da Mostra Oxabdolá 2015.

A crítica completa no: https://dl.dropboxusercontent.com/u/1284723/Oxandola%202015/resenhas%20Oxandol%C3%A1%202015/Mambembancos.pdf

Foto de Edicey Araujo - Rio Branco AC
Serviço:
Espetáculo Saltimbembe Mambembancos

Quatá SP
Dia 20 de agosto – Às 20h30
Local: Pátio da Fepasa (Estação)

Iepê SP
21 de agosto - Às 20h
Loca: Praça D. Silvina de Almeida Prado

FILO – Festival Internacional de Londrina

Dia 22 de agosto – Às 11h
Local: Praça Central

Dia 23 de agosto – Às 16h
Local: Zerão

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Saltimbembe Mambembancos, em 16 municípios de SP com apoio da Cocal e PROAC

PROJETO CIRCULAÇÃO SALTIMBEMBE MAMBEMBANCOS



Foto de Vilmar Oliveira
Em projeto aprovado junto ao Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, com
patrocínio da Cocal Energia Responsável, o grupo Rosa dos Ventos levará seu espetáculo
Saltimbembe Mambembancos para 16 municípios paulistas, a maior parte deles da região oeste do estado. Serão 20 apresentações gratuitas e ainda 2 oficinas de técnicas circenses e a produção e distribuição gratuita de uma revista infantil em quadrinhos dedica às artes de rua.

O espetáculo vai passar por lugares onde nunca foi apresentado e voltará a outros onde já passou e o público sempre foi muito receptivo. Saltimbembe vai percorrer os municípios de Anhumas, Cândido Mota, Iepê, João Ramalho, Narandiba, Nantes, Osasco, Paraguaçu Paulista, Pirapozinho, Presidente Prudente, Quatá, Rancharia, São Paulo, Suzano, Taciba e Tarabai.Todas as apresentações serão em espaços abertos, ou seja, ruas e praças, o que garante uma proximidade grande com o público e, sobretudo, a presença de pessoas que muitas vezes nunca viram um espetáculo teatral.

Foto de Vilmar Oliveira
Saltimbembe Mambembancos é um espetáculo significativo na historia do Rosa dos Ventos. Desde a sua estreia no ano de 2005 foram mais de 500 apresentações em centenas de cidades do Brasil. Uma festa popular de circo e teatro levada a ruas e praças por palhaços verborrágicos e improvisadores. A influência vem dos circos pequenos e artistas de rua (puladores de arco da faca, telepatas, repentistas, etc.) que viajam de cidade em cidade vivendo em cada lugar uma nova relação. O resultado é uma apresentação de variedades com números técnicos, esquetes, gag’s, músicas e brincadeiras criadas a partir do universo circense e da cultura popular.


A revista infantil que faz parte do projeto é uma inciativa de retratar em quadrinhos aspectos e histórias das artes de rua, trazendo assim referências que ajudaram a construir o espetáculo. O nome Saltimbembe Mambembancos é um trocadilho, uma brincadeira, pra falar de um espetáculo mambembe apresentado por artistas saltimbancos. A ideia da revista é justamente levar ao público infantil uma compreensão histórica desse tipo de arte e questões que perpassam a sua prática na cidade atual. A revista tem pesquisa do Rosa dos Ventos e criação artística do artista prudentino Deva Bahkta.


Saltimbembe Mambembancos é um espetáculo bastante premiado e com ele o grupo já percorreu diversos lugares. Em 2012 foi apresentado fora do país, em Córdoba, na Argentina, e no Brasil
Foto de Vilmar Oliveira
participou dos mais importantes festivais como a Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas (São Paulo) e o Festival Palco Giratório SESC RS; e ainda: Circuito SESC de Artes de São Paulo, Inverno Cultural de Minas Gerais, Festival de Inverno de Garanhuns-PE, Festival de Curitiba-PR, Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte-MG, Festival Palhaçada de Goiânia-GO, Festival Matias de Teatro de Rua de Rio Branco-AC, Amazônia Em Cena de Porto Velho-RO, Floripa Teatro de Florianópolis-SC, entre muitos outros festivais nacionais e internacionais. E neste mês de agosto, Saltimbembe já tem data em outro importante festival, o Festival Internacional de Londrina-PR.


PATROCÍNIO
A Cocal Energia Responsável é uma das empresas participantes do PROAC, modalidade ICMS, e por isso virou patrocinadora do projeto do Rosa dos Ventos. A empresa atua na produção de etanol, açúcar e na cogeração de energia e emprega milhares de funcionários na região. A escolha do projeto pela empresa se deve ao alcance popular do espetáculo, que vai pra rua e diverte as pessoas, e ao carisma do Rosa dos Ventos junto a muitos funcionários que em algum momento já viram algum espetáculo do grupo.


SOBRE O ROSA DOS VENTOS

Foto de Vilmar Oliveira
O Rosa dos Ventos é um grupo de artistas populares de rua! Seus integrantes são pesquisadores da história da cultura popular, da comicidade e da diversidade cultural existente em nosso país. Fundado em 1999 por alunos da Unesp, o Rosa dos Ventos nasce de um projeto de extensão universitária. Os trabalhos do grupo buscam a fusão do teatro, da música, das técnicas circenses, do palhaço, dos tipos cômicos em uma arte popular vibrante, subversiva, questionadora e ousada.





O ESPETÁCULO:


Artistas saltimbancos formam uma roda para exibir suas habilidades, músicas e divertir as pessoas. Um encontro para o publico rir de si e das personagens, é arte de rua! Técnicas de malabarismo, acrobacias de solo e perna de pau são mostradas sem formalidades e acompanhadas por música ao vivo. Esquetes, gangs e brincadeiras recheadas de sonoplastia acontecem com a intervenção e participação direta do público. Um espetáculo brincante com a interpretação livre de palhaços improvisadores e verborrágicos, que resgata um tempo passado em que as artes cênicas eram apresentadas na rua.

Foto de Vilmar Oliveira

Ficha Técnica

Elenco: Fernando Ávila (Dez pras Sete), Gabriel Mungo (Beterraba), Luis Valente (Seu Lavanco), Robson Toma (Nicochina) e Tiago Munhoz (Custipíl de Pinoti). Texto e Direção: Grupo Rosa dos Ventos. Música original e sonoplastia: Robson Toma. Cenário: Deva Bhakta e Grupo Rosa dos Ventos. Estréia: Maio de 2005. Classificação: Livre. Duração: 60 minutos.


A primeira apresentação acontece na próxima sexta feira, dia 14 de agosto, às 20 horas, no Galpão da Lua, em Presidente Prudente e segue até o mês de outubro.

As notícias, relatos, fotos, vídeos e demais informações do projeto poderão ser acompanhados no Blog: circulacaosaltimbembe.blogspot.com.br


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Presidente Prudente
Dia 14 de agosto – Às 20h
Local: Galpão da Lua
Rua João Caseiro, 65 - Vila Brasil

Quatá
Dia 20 de agosto – Às 20h30
Local: Pátio da Fepasa (Estação)

Iepê
21 de agosto - Às 20h
Loca: Praça D. Silvina de Almeida Prado

Tarabai
Dia 28 de agosto - Às 20h30
Local: Praça da Matriz


SETEMBRO


Foto de Vilmar Oliveira
Narandiba
Dia 04 de setembro - às 16h
Local: Praça da Matriz

Dia 05 de setembro - às 20h30
Local: Praça da Matriz

Pirapozinho
Dia 09 de setembro - Às 20h
Local: Praça Manuel Marque da Silva

Dia 10 de setembro - Às 20h
Local: Centro Comunitário de Itororó do Paranapanema

João Ramalho
Dia 11 de setembro - Às 19h30
Local: Feira da Lua - Praça Antônio Jacomini Boim

Rancharia
Dia 12 de setembro - Às 20h
Local: Praça da Matriz

Anhumas
Dia 13 de setembro - Às 19h30
Local: Pça João Kivillus

São Paulo
Dia 24 de setembro - Às 20h
Local: Arsenal da Esperança
R. Dr. Almeida Lima, 900 - Brás

Suzano
Dia 25 de setembro - Às 20h
Local: Espaço dos Contadores de Mentira
Rua Major Pinheiro Froes, 530 - Pq Maria Helena

Osasco
Dia 26 de setembro - Às 16h
Local: Calçadão da Antônio Agú Em frente ao Shopping


OUTUBRO

Paraguaçu Paulista
Dia 02 de outubro - às 20h
Loca: Conj. Habitacional Dona Lina Leuzzi

Dia 03 de outubro - ás 17h
Loca: Vila Gammom (ponto de cultura)

Dia 04 de outubro - Às 20h
Loca: Praça da Matriz

Foto de Talita do Alfabeto Galindo
Taciba
Dia 06 de outubro - Às 20h
Local: Praça do Altaneiro

Nantes
Dia 16 de outubro - Às 20h
Local: Praça Nossa Senhora Aparecida

Cândido Mota
Dia 19 de outubro - Às 20h
Local: Praça Monsenhor David

Oficinas de Circo:

Narandiba
Dia 05 de setembro - Às 14h30
Local: Quadra da escola Takako Suzuki

Paraguaçu Paulista
Dia 03 de outubro - Às 9h
Local: Vila Gammom (ponto de cultura)


Mais informações:
www.rosadosventos.art.br
circulacaosaltimbembe.blogspot.com.br
18 99742 59 94
18 98105 79 73