segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

CRÍTICA E PRÊMIOS PARA SALTIMBEMBE MAMBEMBANCOS

Abaixo segue uma crítica do Espetáculo Saltimbembe Mambembancos quando apresentamos no XXVI FESTE - Festival de Teatro de Pindamonhangaba dia 16 de novembro de 2013.

Esta Crítica foi cerita por Fábio Mendes, provocador do Festival na ocasião.

Além da Crítica fomos presenteados com troféus pela Sonoplastia do Robson Toma (CHINA), pelo trabalho de ator desenvolvido por nós 4 FERNANDO, GABRIEL LUIS e TIAGO. Além de Melhor espetáculo.

Essa premiação foi nos dada pelo público que acompanhou todo o festival. Não achamos interessante o estímulo à concorrência entre grupos, isso aos poucos vem sendo menos praticado nos festivais pelo Brasil. De toda maneira, agradecemos a lembrança do público de Pindamonhangaba.

Viva!

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Rosa dos Ventos em Sampa - Mostra Lino Rojas de Teatro de Rua

Felizes da vida estamos à caminho de Sampa para participar da 8 ª Mostra Lino Rojas de Teatro de Rua!

Quinta feira dia 05 de dezembro às 15 horas
Local: Praça do Patriarca
Espetáculo: Saltimbembe Mambembancos

Neste ano a mostra acontece de 03 a 08 de dezembro e é sempre muito especial participar, é um momento de troca e um brinde a Arte de Rua que dificilmente acontece em outras situações.

O lema desse ano é: A Rua é Nossa! A Arte é Pública!

A Mostra é organizada pelo MTR - Movimento de Teatro de Rua de São Paulo, que está completando 10 nos!

Além da comemoração esse ano acontece o "1º Encontro Estadual de Teatro de Rua", com o objetivo de promover uma maior integração dos fazedores de teatro de rua de todo estado.

A fim de diluir as fronteiras territoriais a partir do dialogo, o evento prioriza a troca e o fortalecimento entre iniciativas de Teatro de Rua em todo estado.

Esta edição do evento conta com uma intensa programação de espetáculos e intercâmbios com a presença de grupos de diferentes regiões da cidade de São Paulo e de cidades como Osasco, Presidente Prudente, Francisco Morato, Sorocaba e Santos, além dos grupos convidados de Criciúma- SC e Campina Grande-MS, ampliando o debate a âmbito nacional. Ainda dentro da programação da Mostra, o MTR-SP propõe o 1° Encontro Estadual de Teatro de Rua, que contará com a presença de dezenas de articuladores de diferentes regiões do estado.

A Mostra é uma realização do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo, com copatrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e apoio institucional da Cooperativa Paulista de Teatro.

 Sobre a Mostra
A Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas, já faz parte do calendário cultural de São Paulo. Ela nasce do desejo do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo, levar ao conhecimento público os grupos de todo Brasil, que pesquisam e trabalham com esta linguagem e oferecer uma programação gratuita, diversificada e de qualidade, de maneira a contribuir com a difusão e a valorização do fazer teatral em espaços públicos abertos.

Os seminários e encontros que ocorrem durante a Mostra têm como principal objetivo unir os fazedores de teatro de rua, principalmente aqueles ligados às manifestações da arte popular. Neste processo de união e discussão, os grupos participantes reforçam suas identidades, seus elos profissionais, priorizando, sobretudo, temas concernentes à prática do teatro de rua e de seus aspectos: histórico, social, técnico, estético, organizacional, bem como sobre seus modos de produção e posicionamento quanto às políticas públicas de cultura.

Sobre o MTR/SP
O Movimento de Teatro de Rua de São Paulo - MTR/SP, desde sua criação, em 2002, agrega diferentes grupos e companhias de teatro de rua, pensadores e afins, visando a construção de políticas públicas permanentes que garantam a continuidade de pesquisa, produção e circulação do teatro de rua na cidade, se espalhando pelo interior do estado e litoral.

O Movimento propõe ações que possibilitem reflexões sobre o teatro de rua em âmbito nacional, assim como sua relação com as cidades. Os integrantes do MTR/SP defendem a valorização do espaço público aberto como local de criação, expressão e encontro, compreendendo assim que este espaço torna-se ambiente propício ao exercício da cidadania plena.

Atribuir novos significados aos espaços públicos e à vida social é uma necessidade do homem, sobretudo do homem urbano. A arte feita nas ruas, e aqui o teatro de rua, é uma das maneiras de tornar isso possível. Quando se retira, ainda que por um lapso de tempo, o cidadão de sua correria, permitindo-lhe fruir, rir, sonhar e ser crítico, permitindo assim que a arte seja parte significativa de sua vida. Por intermédio de tal procedimento, a rua deixa de ser apenas espaço de trânsito e converte-se em território de troca, de intercâmbio de experiência.

Lino Rojas
O diretor teatral Lino Rojas (1942-2005), dá nome à Mostra em virtude de sua pesquisa e atuação nas ruas da cidade de São Paulo. Foi um dos pioneiros da pesquisa em teatro de rua no Brasil. Em São Paulo, já em 1979 atuava com o Grupo Treta, formado por jovens da USP – Universidade de São Paulo. Lino Rojas foi formado pelo INSAD – Instituto Superior de Arte Dramática (Lima-Peru). Estudou ainda, com renomados diretores, dramaturgos e pesquisadores teatrais como Julian Beck, Enrique Buenaventura, Atahualpa del Cioppo , e Pablo Neruda entre outros. Em São Paulo ministrou diversos cursos e desenvolveu muitos projetos nesta área, dentre os quais cabe destacar o “Semear Asas“, de 1989, no bairro de São Miguel Paulista (zona leste de São Paulo), que deu origem ao Grupo Pombas Urbanas.

SERVIÇO:

8ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas
De 03 a 08 de Dezembro de 2013
Recomendação: Livre para todas as atividades.
Mais informações e a programação: Blog do MTR