sábado, 23 de fevereiro de 2013


Olá amig@s, mais um importante projeto aprovado dentro da Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas, junto ao Ministério da Cultura.

Nossas amigas Lua e Talita estão iniciando o projeto de construção de um documentário que contará a história de um dos bairros mais antigos de Presidente Prudente, a Vila Brasil.

A Vila Brasil é uma das primeiras periferias da cidade, é terra de gente que construiu, a história dessa região, é a própria história de Presidente Prudente com uma diferença das oficiais, os Coronéis e suas famílias são meros coadjuvantes...

Abaixo seguem mais detalhes do projeto e o endereço do Blog para quem quiser acompanhar o projeto.

O projeto "Além da Linha - Memórias da Vila Brasil", inscrito e aprovado por meio do Edital "Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais", do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República e os Ministérios de Desenvolvimento Agrário e da Saúde.

O Edital teve 2.469 inscritos de todo o Brasil. Foram 913 aprovados na região sudeste, entre estes o projeto "Memórias da Vila Brasil", que foi aprovado na categoria de proponentes com idade entre 18 e 24 anos (e outros 199 projetos aprovados nessa mesma categoria).

"Memórias da Vila Brasil" tem o objetivo de documentar o cotidiano e a história da Vila Brasil, um dos primeiros bairros da Zona Leste de Presidente Prudente-SP. Quem assume a produção do documentário é Lua (Luana) Barbosa (23 anos), proponente do projeto.

Para a realização do mesmo, um jovem de até 29 anos de idade irá receber uma bolsa capacitação de filmagem e edição de imagem. Talita Galindo, de 25 anos, estudante de arquitetura da Unesp, foi escolhida entre outros jovens para receber a bolsa capacitação ao demonstrar interesse e aptidão na área.

O projeto em o apoio da Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas, que fornecerá equipamento e espaço para a produção e edição.

O documentário tem lançamento previsto para o mês de junho deste ano.

Maiores informações: http://docvilabrasil.blogspot.com.br/ (em construção)




quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Hoje tem ÊtaNóis!

http://www.ifronteira.com/imais-variedades-45454


Carnaval em Prudente é ÊtaNóis!



Mais uma vez, a Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas, e os demais integrantes e foliões do Bloco ÊtaNóis, vem convidar a todos para brincar com a gente nessa sexta-feira de carnaval, dia 8 de fevereiro!

Pelo 7º ano consecutivo, o Bloco de Carnaval de Rua ÊtaNóis animará a sexta-feira de carnaval em Presidente Prudente!

 
O Bloco, que surgiu no Jardim das Rosas em 2007, sai tradicionalmente às sextas-feiras de carnaval, e há 3 anos mudou o endereço da festa para a Zona Leste de Prudente, mais precisamente pelas ruas da Vila Brasil e Vila Lider. 

Fazem parte do repertório as tradicionais marchinhas de carnaval, como "Cabeleira do Zezé", “Turma do Funil", "Abre Alas" entre outras. São por volta de 20 foliões e batuqueiros, alfaias, caixas, chocalhos, agogô, tamborim, guitarras, pernas de pau e bonecos gigantes para desfilar pelas ruas da Zona Leste!

Este ano, a saída do Bloco vem com duas surpresa! O Bloco Se Sair é Milagre (Presidente Prudente) e a Escola de Samba Unidos de Vila Alegrete, de Martinópolis-SP se apresentarão durante o desfile.

Todos podem participar, basta chegar . Coloquem suas fantasias, máscaras e perucas, tragam serpentinas e confetes, pois diversão e música é o que não falta!

Sexta-feira, 08 de Fevereiro
A partir das 19h30
Saída do bloco: Em frente à Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas
(Ponto de Cultura Prudente em Cena, R. João Caseiro, 65, Vila Brasil)
Gratuito


História do Bloco

O ÊtaNóis surgiu em 2007 nas repúblicas do Jardim das Rosas frequentadas por estudantes da UNESP, pelo Grupo Rosa dos Ventos e por pessoas da cidade que procuravam uma forma alternativa de curtir o carnaval. Nas primeiras edições dezenas de pessoas pegaram latas e panelas como instrumentos musicais e foram para as ruas cantando composições próprias como “ÊtaNóis”, que dá nome ao bloco, “Ma, ma, ma, Mazinho” e as mas tradicionais marchinhas de carnaval.
Em 2011 o Bloco mudou de endereço, veio para a Vila Brasil, onde foi acolhido pela população do bairro e pela Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas.
A característica livre e popular  a cada ano ganha mais força, mas por conta da aproximação de pessoas ligadas a música as latas e panelas foram substituídas por cavaquinho, guitarra, baixo, alfaias, caixa, chocalhos, agogôs e matracas. Participam do Bloco o Grupo Maracanóis, a Banda Mocambo Groove, os Grupos Os Mamatchas, Rosa dos Ventos e Brincantes do Pisa Chão, além de muitos simpatizantes do bairro e da cidade de Presidente Prudente.

Mais informações: 
(18) 8149-5451 Lua
(18) 9742-5994 Tiago